Enfrentando dificuldades financeiras, Hospital Saúde nega fechamento e oferece estrutura ao município de Caxias do Sul

Escrito em 25/04/2025
Keize Machado

Nos últimos dias, a comunidade de Caxias do Sul foi surpreendida por rumores de que o Hospital Saúde, uma das instituições mais tradicionais da cidade, estaria prestes a fechar as portas. No entanto, a administração da unidade garantiu, em entrevista à Rádio Caxias, que as informações são inverídicas. Apesar de enfrentar dificuldades financeiras, o hospital não corre risco de fechamento nem de interrupção nos atendimentos.

De acordo com a responsável técnica administrativa, Manuela Trevisan, o hospital, que realiza atendimentos particulares e por meio de convênios, lida com limitações de recursos há algum tempo. Ela explicou que uma das principais parceiras da instituição, a Unimed Serra Gaúcha, enviou uma carta de descredenciamento, uma decisão respeitada pela administração. A medida, no entanto, provocou impacto direto no faturamento, já que os atendimentos via Unimed representavam cerca de 35% da receita total. 

Manuela destacou o Hospital Saúde como uma referência na cidade, sendo o primeiro a contar com uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Segundo ela, estão em andamento tratativas com o poder público para que a estrutura do hospital, que dispõe atualmente de 10 leitos de UTI e outros 50 clínicos, com possibilidade de expansão para até 90, seja colocada à disposição do município. A proposta visa contribuir com a rede pública de saúde, especialmente diante da alta demanda. Além disso, parcerias são buscadas para que alguns quartos do local sejam reformados.

Procurada pela reportagem da Rádio Caxias, a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) confirmou que o Hospital Saúde manifestou interesse em oferecer serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas esclareceu que, até o momento, não há nenhum acordo formalizado. Segundo a pasta, para que o hospital possa atender pelo SUS, será necessário atuar como entidade sem fins lucrativos, condição exigida para participar em igualdade de condições com os hospitais filantrópicos. 

.