Instalação da locomotiva na Estação Férrea, em Caxias, tem autorização do IPHAN

Escrito em 24/04/2025
Tahena Irigoyen

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) autorizou oficialmente a instalação de uma locomotiva no largo da Estação Férrea de Caxias do Sul. O projeto, que busca valorizar a memória ferroviária da cidade, avança com mais uma etapa concluída, a entrega do parecer favorável ao município.

A autorização foi solicitada pela Prefeitura de Caxias do Sul em cumprimento a um termo de compromisso firmado com o IPHAN, que transfere a responsabilidade pela preservação da área ao município. Para respaldar o pedido, foram anexados documentos como o termo de doação da locomotiva, a planta com a localização prevista para instalação e o projeto de revitalização em andamento no entorno da estação.

No parecer técnico, o IPHAN concluiu que a presença da locomotiva “não causa interferência negativa” ao patrimônio e contribui positivamente para a qualificação do espaço. O projeto já havia sido aprovado anteriormente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae).

Segundo o secretário adjunto da Secretaria de Planejamento e Parcerias Estratégicas, Antonio Feldmann, a aprovação reforça que o município está conduzindo o processo de forma correta e comprometida com a preservação histórica. Ele destaca ainda que a vinda à cidade ocorre porque a máquina a vapor não foi preservada até então. É fundamental que o processo seja conduzido de forma que Caxias não fique apenas com o prejuízo de um acordo não cumprido.

A expectativa é que a instalação da locomotiva na antiga estação férrea não apenas valorize o patrimônio cultural da cidade, mas também fortaleça o turismo e estimule a comunidade a se reapropriar do espaço.

.